CATÁLOGO RAISONNÉ

É com muita satisfação que anunciamos a publicação do catálogo raisonné do Leonilson.

O catálogo é a concretização de um dos principais objetivos do Projeto Leonilson desde sua criação. É o resultado de mais de 24 anos de um meticuloso trabalho de pesquisa e catalogação desenvolvido pela instituição, que cumpre a importante função de informar, de maneira organizada, a trajetória artística do Leonilson.

Idealizado e realizado pelo Projeto Leonilson, o raisonné demandou dois anos de intensa dedicação para sua produção. Contou com uma equipe especializada e renomada de profissionais para planejamento, criação, design e impressão, além do trabalho de revisão de pesquisa realizado no Brasil e exterior.

A publicação apresenta um levantamento exaustivo e abrangente de toda a produção do artista – catalogada até o momento pelo Projeto Leonilson – sem distinção de tema, linguagem ou suporte. São 3.400 registros entre obras, estudos e projetos realizados por Leonilson, dispostos em ordem cronológica, de 1971 a 1993, divididos em 3 volumes. Cada registro traz informações completas sobre a obra: imagem de referência, dados técnicos, participação em exposições e eventos, bibliografia relacionada e fortuna crítica selecionada. Além das obras, o catálogo apresenta listas detalhadas de exposições, eventos e referências bibliográficas, bem como textos técnicos e críticos, inéditos para o público.

Em edição bilíngue, é o primeiro catálogo raisonné de um artista contemporâneo falecido a ser lançado no Brasil. Uma ferramenta única para apreciadores, pesquisadores, mercado de arte e instituições culturais.
Para celebrar a produção do catálogo foi realizada a exposição Leonilson: arquivo e memória vivos, no Espaço Cultural Unifor, em Fortaleza, visitada por mais de 30 mil pessoas. O primeiro lançamento do raisonné foi realizado na Unifor, no dia 30 de junho de 2017. O lançamento em São Paulo ocorreu no dia 05 de agosto de 2017, na Biblioteca Mário de Andrade, acompanhado de uma pequena mostra Leonilson: arquivo pessoal, com peças do arquivo pessoal do artista, e da exibição do curta "Leonilson sob o peso dos meus amores".

PALAVRA DO PATROCINADOR

O catálogo raisonné do Leonilson materializa o trabalho que a Fundação Edson Queiroz desenvolve em prol da cultura desde que foi fundada. Nele constam 20 anos de trabalho do Projeto Leonilson e servirá como base para pesquisas no campo das artes para quem quiser acessá-lo. Ademais, vale lembrar que este é o primeiro do gênero dedicado a um artista brasileiro contemporâneo. Contamos com o apoio da irmã do artista, Ana Lenice Dias, que tornou tudo possível. Haverá artigos de estudiosos de suas obras, dados biográficos, dados complementares como participações em exposições nacionais e internacionais, itens pessoais, além das obras reproduzidas em fotografia com informações de título, data, técnica e dimensões. Este incentivo dá continuidade ao expressivo movimento do Espaço Cultural Airton Queiroz no que se refere à valorização da arte, principalmente dos artistas locais. Leonilson é um desses grandes nomes que fizeram história e que merecem ter suas obras celebradas por todas as gerações. Sua intensidade, aplicada magistralmente ao seu trabalho, derruba qualquer barreira compreensível. Acredito que cada vez que evocamos sua figura é como se lançássemos um novo olhar. Sua obra nunca é a mesma. Mutável como ele.