Cidade natal homenageia Leonilson
  • BIBLIOTECA LEONILSON

No dia 22/06/2005 foi inaugurada, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará a Biblioteca de Artes Visuais Leonilson, que recebeu esse nome em homenagem ao artista. A biblioteca, especializada em artes visuais, dispõe de acervo sobre museologia, história da arte, filosofia, arquitetura e urbanismo, moda, design e fotografia. Também oferece computadores ligados à internet para permitir acesso a bibliotecas virtuais e centros de pesquisas no Brasil e no exterior, circulação de textos livres na rede e interação entre os estudantes e artistas locais. O acesso é gratuito, de terça a sexta, das 9h as 18 h.

 

  • PRAÇA DAS ARTES - LEONILSON

Em homenagem a Leonilson, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, inaugurou, em abril de 2016, a Praça das Artes – Leonilson. A praça localiza-se no bairro da Maraponga, muito visitado pelo artista em suas viagens a Fortaleza, e oferece aos visitantes opções de lazer e esporte com pista de cooper, ciclofaixa, quadra poliesportiva, parque infantil e academia ao ar livre.

 

  • CAIXA D'ÁGUA DOS PEIXINHOS

É na praia de Iracema (Fortaleza) que localiza-se a única obra pública de Leonilson: Torre na Praia, ou Caixa d’água dos peixinhos como é conhecida pelos nativos. Em 1984 Leonilson foi convidado pela Prefeitura para fazer parte do projeto Arte Urbana. O artista fez o desenho da torre e acompanhou a execução da obra, realizada pela Morais Construções.